50 COISAS PARA FAZER ANTES DE MORRER

Compilada a partir de sugestões da equipe e dos leitores da Matador, aqui estão cinquenta sugestões para a sua lista do que fazer antes de morrer.

1. Pise em cada um dos sete continentes. A Antártica pode parecer um pouco difícil, mas aqui está um guia. Depois de ter pisado em cada um dos sete continentes, aí você pode ser chamado de viajante.

2. Atravessar um país de bicicleta. Uma viagem de bicicleta requer planejamento, mas é muito melhor do que estar separado de um país por uma janela.

3. Monte algo maior que um cavalo. Passear pela selva nas costas de um elefante certamente é algo para nunca esquecer.

4. Viva como um local por um mês. A experiência de viver entre uma tribo vai acrescentar mais à sua vida do que passar dois anos pulando de um lugar para o outro.

5. Visite um bar de blues de verdade em Chicago. Não existe jeito melhor de encontrar a alma do blues.

6. Aprenda outra língua. Com certeza algo que demanda tempo e dá trabalho, aqui estão várias dicas de encarar o processo.

7. Heli-skiing. Subir de helicóptero até um pico e descer esquiando é diferente (e melhor) do que qualquer coisa que você já experimentou.

8. Viaje pela India de trem. Graças à rede ferroviária extensa, esse meio de transporte é o melhor jeito de ver um dos mais diversos e ricos países do mundo.

9. Escale um dos Sete Cumes. Escalar montanhas não é para os fracos de coração, mas muita gente encara como uma das maiores experiências que alguém pode ter.

10. Mergulhe com um tubarão-baleia. Nadar ao lado desses gigantes gentis é uma das mais poderosas experiências do mundo.

11. Participe de um desfile de Carnaval no Brazil. Você não teve uma noite verdadeiramente espetacular até participar da maior festa de uma nação de grandes festas.

12. Dance tango na Argentina.

13. Surf. Basta pegar ondas.

14. Mergulhe na Grande Barreira de Coral. O maior recife de corais do mundo é um ambiente submarino único do mundo, obrigatório para entusiastas do mergulho.

15. Publique um artigo sobre suas viagens. Parte de viajar é repartir as experiências com outros. Além disso, ter um texto publicado pode ser mais fácil do que parece.

16. Trabalhe como voluntário por um mês.

17. Siga a trilha do seu livro de viagem preferido. Qual guia poderia ser melhor do que o livro que te inspirou, afinal?

18. Sobrevoe o interior da África em um avião. Essas regiões pouco visitadas estão cheias de culturas únicas e vida natural diversa.

19. Atravesse uma geleira a pé. Atravessar uma dessas maravilhas naturais pode ser algo que futuras gerações não poderão experimentar.

20. Visite o berço de um dos maiores rios do mundo. Grandes rios, como o Nilo, tem origens humildes.

21. Escale um vulcão em atividade.

22. Compre um barco e aprenda a navegar. Antes dos irmãos Wright, todo mundo usava o poder dos ventos para viajar. Ainda é o meio de locomoção mais sustentável.

23. Siga sua comida do campo até a mesa. A maior parte das pessoas ainda come o que colheu com as próprias mãos. Que tal experimentar essa volta às origens?

24. Banhe-se no Ganges. A melhor forma de experimentar a espiritualidade indiana.

25. Faça uma volta ao mundo. Claro, você pode fazer isso sem jamais colocar os pés fora de aviões e aeroportos, mas poucas pessoas realmente viajam o mundo todo. Tarifas de viagens de volta ao mundo existem e são perfeitas para quem quer economizar em passagens.

26. Fotografe uma espécie em extinção. Uma imagem que você vai guardar para sempre e te lembrar de quão frágil a vida pode ser.

27. Vá ao Burning Man. Como dizem: “tentar explicar o Burning Man para alguém que nuca esteve lá é como tentar explicar as cores para um cego”.

28. Passe 24 horas sozinho na selva.

29. Aprenda a fazer um prato nacional. O que é a única coisa que todos tempos em comum? Comer.

30. Ensine sua língua para um estrangeiro. Pode ser uma forma de pagar por uma viagem, principalmente se você fala inglês. E também pode ser uma grande experiência de vida.

31. Vá para um festival de música em outro país.

32. Atravesse um país usando apenas transporte público. Veja um país da mesma forma que a maioria das pessoas: da janela de um ônibus, trem ou barca.

33. Passe a noite em um hotel literário/histórico. Pode ser que você nem tenha que sair da cidade para experimentar uma noite de atmosfera clássica.

34. Vá aos Jogos Olímpicos. Não importa o que digam sobre o comercialismo dos Jogos Olímpicos, ainda é o maior evento do planeta.

35. Conheça seu escritor (vivo) preferido. Alguém te inspirou; agradeça por isso.

36. Viaje para a Alemanha e vá à Love Parade ou algum outro dos grandes festivais do mundo.

37. Participe de uma cerimônia do chá japonesa. Essa tradição ancestral está no coração da cultura japonesa.

38. Conheça o Saara em uma caravana. Veja como as pessoas se locomovem num dos ambientes mais inóspitos do planeta.

39. Vá para a Oktoberfest. O encontro de mais de seis milhões de aficcionados por cerveja bebendo e cantando é uma das maiores festas da Europa e, definitivamente, uma das nossas coisas a fazer antes de morrer.

40. Alcance o Polo norte ou sul.

41. Veja um jogo de futebol entre times rivais em um estádio na América Latina.

42. Visite o local de nascença ou o túmulo de um ídolo cultural. Pode ser Che Guevara ou Picasso ou Levi Strauss ou o cara que inventou os widgets; basta ser alguém que você considere importante.

43. Encontre a sua versão de “A Praia”. Um dos melhores livros de viagem de todos os tempos inspirou uma geração de mochileiros. Que tal encontrar a sua própria versão de um paraíso intocado?

44. Aproveite um charuto recém-enrolado em Cuba. Experimente um puro no local onde é enrolado a mão.

45. Visite todas as capital da Europa. Sempre lotado de turistas, esse continente é cheio de arquitetura maravilhosa e cultura diversificada.

46. Veja uma orquestra tocando em Viena.

47. Salte de paraquedas. É a emoção máxima. A não ser, claro, que você vista umwingsuit e realmente voe.

48. Pedale pela Pacific Coast Highway.

49. Aperte as mãos de alguém que tenha realmente feito diferença.

50. Participe do maior festival de guerra de água do mundo, durante as comemorações de ano novo da Tailândia (Songkran).

O que você colocaria nessa lista?

Fonte: Matador Network

Pular para o conteúdo