Felicidade: O psiquiatra Robert Waldinger conduziu por 75 anos uma pesquisa sobre o que torna uma vida ótima e feliz.
“E se pudéssemos estudar as pessoas desde sua adolescência até a velhice para ver o que realmente mantém as pessoas felizes e saudáveis?”, diz.
O Estudo de Desenvolvimento Adulto é possivelmente o estudo mais longo sobre a vida adulta já foi feito.
“Nós acompanhamos as vidas de 724 homens, ano após ano, perguntando sobre seus trabalhos, vidas domésticas, saúde e, claro, perguntando o tempo todo, sem saber como as histórias de suas vidas seriam. Por meio de uma combinação de sorte e persistência de várias gerações de pesquisadores, este estudo sobreviveu”, descreve.
E em sua palestra para o TED, Waldinger apresenta suas descobertas e análises sobre tantos anos de observação do comportamento humano.
Afinal, “Enquanto passamos pela vida, o que realmente nos deixa feliz? O que nos torna saudáveis? No que gastamos tempo e energia?”, questiona.
“O estudo foi feito com o próprio indivíduo, em suas casas, com informações médicas, coletando sangue, escaneando cérebros, falando com seus filhos, filmando conversas com suas esposas sobre as suas maiores preocupações”, conta.
A principal conclusão? “Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis. Ponto final”.
De acordo com Waldinger, foram aprendidas 3 lições sobre relacionamentos.
1. “Conexões sociais são muito boas para nós, e que a solidão mata”.
2. “Não é apenas o número de amigos que você tem, e não é se você está ou não em um relacionamento sério, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais próximos que importa”.
3. “Relações saudáveis protegem não apenas nossos corpos, mas também nossos cérebros”.
Simples assim!
Fonte: Inquietaria