FAQ

Tenho débitos em aberto, como faço para regularizar?

Débitos em aberto podem ser regularizados através do comparecimento do concessionário junto administração para renegociação de dívida e pagamentos de segunda a sexta-feira das 08:40 às 12:30 e 13:30 às 17:00.

Para maiores informações quanto a débitos em aberto, favor entrar em contato
através do email cobranca@ipes.com.br ou através do telefone (11) 46686510
e selecionar a opção correta

O que é anuidade de concessão? Por que é cobrada?

A anuidade de concessão é um valor cobrado pelo cemitério para preservar e garantir o direito de uso dos jazigos e concessões.

Conforme Regimento Interno, assinado por todo concessionário na aquisição da proposta
de concessão, a ANUIDADE DE CONCESSÃO é devida a partir da aquisição do contrato de forma que a cobrança deste valor será realizada em duas parcelas semestrais com vencimento em 10 de abril e 10 de outubro de cada ano.

Além disso, conforme CONDIÇÕES GERAIS (documento também assinado pelo concessionário no momento da comercialização), a fim de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da proposta,  o valor da ANUIDADE DE CONCESSÃO
é atualizado anualmente conforme índice IGP-M (FGV).

Quais são as formas de pagamento da anuidade de concessão? Como posso pagá-la?

A anuidade de concessão é cobrada em duas parcelas semestrais com vencimento em 10/abril e 10/outubro de cada ano; essa condição é contratual e prevista em Regimento Interno (documento assinado por cada concessionário no momento de aquisição da proposta de concessão de jazigo).

A cobrança é feita através de boletos emitidos contra o concessionário e encaminhados via correios para o endereço em proposta ou atual.

Assim como a possibilidade de desconto para pagamento integral, não é obrigação contratual do Parque dos Ipês oferecer o parcelamento das semestralidades acima expostas.

Como é reajustada/calculada a anuidade de concessão?

A anuidade de concessão é reajustada anualmente aplicando-se o IGP-M da fundação Getúlio Vargas com base no valor atual. Essa atualização já é prevista em todos os contratos de concessão.

Perdi o prazo para pagamento. O que devo fazer para pagar o boleto em atraso?

Em até 50 dias após a data de vencimento da prestação, o boleto pode ser pago normalmente acrescidos de mora e juros conforme instruções expressas em boleto.

Segunda via de boletos ou boletos vencidos com até 50 dias do vencimento, podem ser reimpressos através do site www.itau.com.br/boletos.

Após este prazo, o cliente responsável pelo pagamento deverá entrar em contato com a administração do cemitério para novas orientações de pagamento ou renegociação de dívida.

A partir de quando é devida a anuidade de concessão?

A anuidade de concessão é devida a partir de seis meses da data de aquisição das concessões.

O que é um cerimonialista?

É pessoa responsável e preparada para dar todo atendimento aos concessionários e familiares enlutados desde sua chegada ao cemitério até o final da cerimonia de despedida/sepultamento.

Sabemos da importância do momento, não só no serviço prestado como também em todo o acolhimento.

O que eu faço com as cinzas após a cremação? E também tenho cinzas em casa, o que posso fazer?

O destino das cinzas remanescentes da cremação e entregues ao concessionário é de sua responsabilidade. O Parque dos Ipês pensando em familiares que pretendem proteger a memória do familiar que se foi e sua historia, criou um espaço adequado e protegido para guarda de cinzas.

No Cinerário, pessoas interessadas na proposta, que tenham realizado a cremação no Parque dos Ipês ou em qualquer outro lugar, podem adquirir um espaço individualizado para guarda de cinzas.

Existem vários modelos que diferenciam a capacidade de guarda e também valores, entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações.

Eu pago alguma taxa para deixar no cinerário? Qual o valor?

Após aquisição de espaço cinerário, o contratante deverá honrar com taxa anual atualizada pelo IGPM. Essa taxa viabiliza o contrato e garante a utilização do espaço para guarda de cinzas.

Entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações e preços.

O que é um Cinerário?

O cinerário é um espaço individualizado, próprio e seguro com capacidade para até 06 cinzas disponível para comercialização. O ambiente se torna um local harmonioso para guarda das lembranças e homenagens.

Veja aqui as fotos do espaço

Quantos corpos são cremados por vez?

O forno americano utilizado para realização das cremações tem capacidade para apenas um corpo humano, sendo impossível a realização de mais de uma cremação simultânea.

Em quanto tempo as cinzas ficam prontas para retirada?

As cinzas do ente querido serão entregues em até dez dias úteis após a entrega/conferência de documentação necessária para cremação; nossa cerimonialista entrará em contato com a família para agendar dia e horário da retirada.

Toda a cremação se faz necessário uma série de documentos para viabiliza-la; consulte aqui e entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações.

Quem pode retirar as cinzas?

Qualquer pessoa pode retirar as cinzas desde que designadas pelo contratante em procuração. A procuração pode ser aberta a qualquer momento desde que estejam presentes CONTRATNTE e PROCURADOR portando documento atual com foto (CNH ou RG).

O que é uma cerimônia de cremação?

Todo plano de cremação adquirido no PARQUE É uma cerimônia de despedida, celebrada na capela ecumênica, com músicas escolhidas pelos familiares e pétalas de rosas disponibilizadas pelo cemitério. Onde poderão ser realizadas homenagens e celebrações em memória da pessoa falecida.

O que é um plano preventivo de cremação?

O plano PREVENTIVO trás para famílias preocupadas em segurança e planejamento orçamentário, melhores opções de financiamento garantindo ao contratante o uso após uma pequena carência.

Assim como o Plano de CREMAÇÃO IMEDIATA, já estão inclusos as taxas de velório, cerimonial de despedida e urna de madeira tipo padrão.

Entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações e orçamentos.

O que está incluso no meu plano de cremação?

Ao adquirir um contrato de CREMAÇÃO do Parque dos Ipês, o concessionário poderá cremar qualquer pessoa que designar; nesses casos, os planos dão direito a velório, cerimônia de despedida em capela ecumênica e entrega de cinzas em urna de madeira padrão.

Toda a cremação se faz necessário uma série de documentos para viabiliza-la; consulte aqui  e entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações.

Quem pode autorizar a cremação de um falecido?

Conforme Lei 6015/75 – Capítulo IX, para as famílias interessadas em cremar o seu ente querido que não deixou em cartório o seu MANIFESTO EM VIDA, a cremação só poderá ser autorizada pelo cônjuge, na sua ausência, pais, na ausência dos mesmos, os filhos, na ausência dos mesmos, os irmãos

Outras exigências legais são feitas conforme motivação ou causa de morte. Para isso, consulte o link abaixo e/ou entre em contato com um de nossos atendentes para maior orientação e informações.

Saiba mais sobre Cremação

Quem pode contratar esse serviço?

Para contratar um plano de cremação a pessoa responsável (maior de 18 anos) deverá apresentar RG, CPF, cartão de crédito e comprovante de residência para preenchimento de proposta. O serviço pode ser contratado antecipadamente e não precisa estar vinculado a nenhum falecido, pessoa ou familiar.

(Para serviços de CREMAÇÃO IMEDIATA, o interessado não deve ter restrições no nome)

Como posso contratar o serviço de cremação?

Através do telefone (11) 4667 1233 ou (11) 4667 6510 o(a) senhor(a) poderá ter todas as informações à respeito do serviço de cremação. Nossos consultores e atendentes estão disponíveis para esclarecer todas as dúvidas quanto ao processo e valores.

Agende o quanto antes uma visita sem compromisso para maiores informações e orientações.

O que é um plano para uso imediato?

Trata-se de um plano de uso imediato, onde a família não terá nenhuma carência para utilização do plano. Parcelamento somente em cartão ou cheque.

Como proceder em caso de falecimento na família?

Em caso de falecimento, entrar em contato com o cemitério, informe o nome completo do proprietário do
jazigo, telefone para contato, nome completo do falecido e local onde se encontra o mesmo.

Qual a diferença entre declaração de óbito e certidão de óbito?

Ambos são erroneamente chamados de atestado de óbito, porém existem diferenças.
A Declaração de Óbito é um documento fornecido pelo médico, atestando a causa da
morte. Já a certidão de óbito é concedida exclusivamente pelo cartório após a família
apresentar os documentos exigidos.

Como obter a declaração de óbito?

O primeiro documento a ser providenciado é uma declaração de óbito. Confira abaixo
como obter a declaração nas principais situações:

A) Se o falecido possuía assistência médica ou estava no hospital: O documento será
fornecido pelo médico.

B) Sem assistência médica: A família deverá entrar em contato com a policia civil e
solicitar a remoção do corpo para o serviço de verificação de óbitos (SVO).

C) Morte violenta: Nestes casos só quem pode assinar a declaração de óbito são os
médicos do IML (Instituto Médico Legal) ou ITEP (Instituto Técnico Científico de Polícia)

Qual é a documentação necessária para realizar um sepultamento?

O concessionário ou procurador deve comparecer na administração do cemitério portando o RG e CPF
original e a declaração de óbito da pessoa falecida.

Para que serve uma procuração?

A procuração se faz necessária na ausência do titular do jazigo para proceder com autorizações de serviços.

Como faço para transferir a titularidade do meu jazigo?

Para transferir a titularidade, o concessionário deve comparecer na administração do cemitério, juntamente
com a pessoa interessada em assumir a titularidade , ambos portando RG e CPF.
A pessoa que irá assumir a titularidade não pode ter restrição em seu nome. Será preenchido o termo de
transferência, o qual ambos deverão assinar, reconhecer firma das assinaturas e depois realizar a devolução
do termo na Administração do cemitério.
É cobrada uma taxa de transferência de titularidade, de acordo com o grau de parentesco.

Quais arranjos e enfeites são permitidos no jazigo?

Conforme regimento interno, são permitidos apenas a utilização de vasos de flores naturais com até 2kg para homenagem em jazigo. Vasos, arranjos e qualquer outro tipo de homenagem fora desses padrões serão descartados pela equipe do campo nos dias de vistoria.

O tempo de vida útil de um vasinho de flor e folhagem natural é de 7 dias devido a exposição constante de variações climáticas, índices de insolação e chuvas (variações essas que alteram conforme estações do ano e podem encurtar ainda mais na vida do vasinho). Sendo assim, os vasos que, de acordo com regimento e tão logo considerados como inservíveis, serão retirados pela equipe campo conforme calendário de vistoria.

Todas essas medidas visam não só manter o paisagismo e grama do cemitério como também evitar a propagação de pragas, mosquitos e doenças (i.e.: dengue, zika e chikungunya) que colocam em risco a vida de clientes, visitantes, funcionários e comunidade.

Como faço para adquirir lápide e placa de identificação para o meu jazigo?

Após demarcação de jazigo, o contratante, recolhendo as taxas de serviços necessárias, poderá solicitar a lápide e placa de identificação de sepultado a qualquer momento no balcão de atendimento de segunda a sexta-feira das 08:40 às 12:30 e 13:30 às 17:00 portando foto impressa do falecido.

Durante o preenchimento de solicitação serão escolhidas as frases e dizeres da lápide.

Quem eu posso sepultar no meu jazigo?

O concessionário, ou um de seus procuradores, pode autorizar o sepultamento em seu jazigo de qualquer falecido desde que se cumpram os tramites legais e documentais.

Qual a vantagem de ter um jazigo no Parque dos Ipês?

A família que possui um contrato com Parque dos Ipês tem à disposição atendentes preparados para dar suporte e lidar com todos tramites burocráticos durantes um falecimento. Sabemos que muitas das fatalidades não podem ser previstas, mas a garantia de suporte, conforto, orientação, atenção e profissionalismo sim! Para isso, os telefones 11.4667 1233 e 11.4668 6510 funcionam 24hs por dia.

Além do serviço disponível a qualquer momento, os jazigos do Parque dos Ipês possuem 3 gavetas para urnas e espaço para até 4 ossuários; sendo que em alguns contratos o concessionário paga anuidade de concessão apenas após quitação ou utilização.

Entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações e orçamentos.

O que é um plano para uso imediato?

O plano de USO IMEDIATO (ou Pronto Atendimento) é uma opção para famílias surpreendidas por uma fatalidade de um ente querido. Os planos de USO IMEDIATO não possuem carência e cobrem as taxas de velório e sepultamento do primeiro falecido.

Entre em contato com um de nossos consultores através do telefone (11) 46671233 para maiores informações e orçamentos.

Como proceder em caso de falecimento na família?

Quando ocorre um falecimento, a ordem em que as coisas precisam ser feitas muitas
vezes depende de como o falecimento ocorreu. Mas, uma coisa deve ser sempre
lembrada: o seu delicado estado emocional. É por isso que buscamos resolver tudo
para você, evitando maiores transtornos emocionais e oferecendo as melhores opções
para que você preste a devida homenagem ao seu ente querido.

As medidas que devem ser tomadas variam de acordo com o tipo de morte (natural ou
violenta) e o local onde ocorreu, dentre outros detalhes.

Então, o que devo fazer?
A melhor opção é ligar para o nosso atendimento 24h, 4668 6510. Nossos atendentes
irão solicitar algumas informações para que possamos prestar todo o apoio e dar as
orientações necessárias. Afinal, é isso o que fazemos há mais de 20 anos.

Qual é a documentação necessária para realizar um sepultamento?

O concessionário ou procurador deve comparecer na administração do cemitério portando documento
pessoal original: RG e CPF e a declaração de óbito da pessoa falecida.

Como faço para transferir a titularidade do meu jazigo?

Para transferir a titularidade, o concessionário deve comparecer na administração do cemitério, juntamente
com a pessoa interessada em assumir a titularidade , ambos portando RG e CPF.
A pessoa que irá assumir a titularidade não pode ter restrição em seu nome. Será preenchido o termo de
transferência, o qual ambos deverão assinar, reconhecer firma das assinaturas e depois realizar a devolução
do termo na Administração do cemitério.
É cobrada uma taxa de transferência de titularidade, de acordo com o grau de parentesco.

Para que serve uma procuração?

A procuração se faz necessária na ausência do titular do jazigo para proceder com autorizações de serviços.

O que é necessário para transladar os restos mortais para outro cemitério?

No dia agendado para realizar a exumação, é necessário:

a)Apresentar a carta de autorização de traslado do cemitério que irá receber os restos mortais;
b)Está presente o concessionário e um parente de 1º grau da pessoa falecida, ambos portando um documento com foto;
c) Efetuar o pagamento da taxa de exumação;
d) A família é responsável pelo traslado do Parque dos Ipês até o cemitério de destino.

Quais os destinos posso dar aos restos mortais após a exumação?

a) Permanecer no ossuário, caso possua ou adquira um plano no Parque dos Ipês;
b) Realizar a cremação dos restos mortais;
c) Trasladar os restos mortais para outro cemitério.

O que é preciso para agendar e realizar uma exumação?

O concessionário ou procurador pode agendar a exumação por telefone ou pessoalmente na administração.
No dia agendado, deverá está presente o concessionário ou procurador e um parente de 1º grau da pessoa
falecida, ambos portando um documento com foto.

Qual o prazo legal para realizar a exumação?

A exumação só poderá ser realizada após 3 anos da data de sepultamento, desde que haja acesso.

Qual é a importância de se planejar? Por que devo adquirir um Plano Preventivo no Parque dos Ipês?

Dois motivos:

1º Economia!
É mais barato comprar preventivo/antecipado do que no momento de necessidade!

2º Segurança!
No mundo agitado de hoje, somos lembrados constantemente da importância e fragilidade de nossa vida e da vida de quem amamos. E, ao se planejar o(a) senhor(a) decide como gostaria de ser lembrado, e também tira o peso dessa decisão difícil para sua família, permitindo-lhes tempo para se apoiarem e começar a jornada de cura.

A aquisição preventiva de uma concessão de jazigo evita o constrangimento de boa parte da burocracia que o falecimento de um ente querido pode trazer. Muitas decisões burocráticas podem ser resolvidas (pagamento, local..) em um momento ainda de razão, enquanto não há o abalo emocional.

Além disso, tendo um contrato junto com o Parque dos Ipês, o atendimento e suporte ao familiar fica disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana. Basta ligar e o auxiliaremos no que for necessário.

Ligue para um de nossos consultores para saber a segurança e importância em adquirir um plano preventivo com quem está a mais de 20 anos confortando famílias em um dos momentos mais difíceis que vamos enfrentar.

Telefone: 11 4668 6510 / Email: vendas@ipes.com.br

Quais são os benefícios de se planejar para o futuro?

Sem sombra de dúvidas, adquirindo um plano, o(a) senhor(a) poupa a sua família da responsabilidade financeira e das preocupações que uma perda representa. O que causa uma redução no estresse da família e dos amigos em um momento tão delicado. Além de realizar desejos específicos para ser imortalizado, permitindo assim, que todos conheçam a sua vontade, como o tipo de funeral ou a cremação.

Quando devo começar a planejar?

O melhor momento para começar a se planejar é agora. Você provavelmente contribui para sua aposentadoria e talvez começou uma poupança para seus filhos e netos. Tudo isso para garantir que aqueles que você ama serão bem cuidados. Ao tomar essa decisão agora, o(a) senhor(a) estará protegendo os que ama de tomar esta decisão em um momento de grande estresse emocional.

Onde posso encontrar informações sobre planejamento?

Você pode encontrar informações sobre nossos serviços navegando pelo nosso site. Ou, se preferir, solicite sem compromisso a visita de um de nossos consultores no conforto de sua casa ou trabalho. O(a) Senhor(a) também pode entrar em contato conosco pelo atendimento telefônico 24hrs, ligando em 4668-6510 ou, ainda, se dirigir ao cemitério para conhecer e adquirir um plano.

Só posso sepultar familiar ou quem estiver sem procuração?

O concessionário ou seu procurador eleito, poderá sepultar em jazigo concedido qualquer falecido desde que todos os requisitos documentais estejam de acordo.

Como faço para alterar o endereço?

É obrigação do concessionário manter atualizado seus dados e contatos. Para alteração de endereços para correspondência e envio de cobrança, o concessionário deve encaminhar junto com a solicitação um comprovante de residência atual para o email administracao@ipes.com.br

Também é possível fazer a solicitação em balcão de segunda a sexta-feira das 08:40 às 12:30 e das 13:30 às 17:00. Para maiores informações ligue no telefone 11.4668 6510

Posso celebrar uma cerimônia durante um velório?

A despedida é realizada na sala de velório, mas podemos disponibilizar a capela para os familiares realizarem uma cerimônia de acordo com a sua religião (30 minutos antes de sepultamento), desde que, a capela esteja livre para uso.

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