Ser grato faz muito bem à nossa saúde! Estudos realizados na Universidade da Califórnia apontam que agradecer melhora o sono, diminui a fadiga e reduz os indícios inflamatórios da saúde cardíaca.
De acordo com uma matéria publicada no site Ciclo Vico, a gratidão está constantemente ligada a aspectos espirituais, no entanto, os especialistas garantem que a espiritualidade por si só não reflete os mesmos efeitos. Para eles, esta não é a única forma de ser grato e de perceber os benefícios deste ato em diferentes áreas. A gratidão envolve identificar e valorizar os aspectos positivos da vida.
Para torná-la parte do nosso dia a dia, que tal criar um pote da gratidão? O projeto é simples e pode transformar sua vida, fazendo bem ao seu coração. A ideia por trás do objeto é tornar a gratidão parte da rotina, deixar visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos e mostrar que, independente das dificuldades e problemas, sempre existem motivos para reacender a alegria dentro de cada um.
O “Pote da Gratidão” não tem uma norma quanto ao formato. Basta escolher um vasilhame grande, pode ser um pode de vidro reaproveitado, e decorá-lo com quiser, lembrando que é essencial que ele tenha a palavra “gratidão” estampada e bem visível.
O uso, no entendo exige um pouco mais da pessoa. Para que o pote faça a diferença, é preciso criar o hábito de agradecer diariamente. Portanto, deixe sempre um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escreva um agradecimento e o deposite no jarro. Esses papeis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas.
Uma sugestão é guardar os agradecimentos por todo o ano. Eles podem ser usados como “combustíveis” pontuais ou lidos todos de uma só vez ao final de cada mês ou ano. O “Pote da Gratidão” também pode ser de uso individual ou compartilhado entre toda a família.
Fonte: Bonde