Atestado de Óbito
Também chamado de Declaração de Óbito, é o documento emitido por médico, no qual declara a morte do indivíduo, apontando a data, hora, local e causa da morte. De posse do Atestado de Óbito, os familiares poderão contratar os serviços funerários para o velório e sepultamento ou cremação.
Importante mencionar que o Atestado de Óbito também poderá ser emitido em caso do óbito ocorrer fora das dependências de hospital, como na residência do falecido, onde quem atestará a morte é o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após a constatação da morte natural.
Em caso de morte suspeita ou por meio violento, deverá o fato ser comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil, onde o Delegado tomará as providências legais e requisitará exame necroscópico ao Instituto Médico Legal para se apontar a causa da morte. Nesse caso, o IML (Instituto Médico Legal) é quem atestará a morte.
Certidão de Óbito
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil da comarca ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio. O registro é requisitado pela agência funerária contratada, a qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento necessário para que ocorra o sepultamento, de acordo com a Lei dos Registros Públicos. Também é um documento importante para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Certidão de Óbito
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Como já mencionado, será a agência funerária responsável a fornecer os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil e para tanto, será necessário apresentar os seguintes documentos do falecido:
Atestado de Óbito;
Carteira de identificação civil (RG ou similar);
CPF;
Certidão de Nascimento (para solteiro) ou de Casamento;
Carteira de Trabalho – CTPS;
Título de Eleitor;
Número de inscrição no PIS/PASEP.
Certificado de Reservista, se homem;
Cartão do INSS;
ONDE RETIRAR A CERTIDÃO DE ÓBITO?
A Certidão de Óbito deverá ser retirada por um familiar no Cartório de Registro Civil do local onde ocorreu o falecimento, alguns dias após o óbito, mediante apresentação de canhoto fornecido pela agência funerária.
QUANTO CUSTA A EMISSÃO DA 1ª VIA DA CERTIDÃO DE ÓBITO?
É gratuita.
QUANTO CUSTA E ONDE SOLICITAR A 2ª VIA DA CERTIDÃO DE ÓBITO?
A solicitação da segunda via da Certidão de Óbito não é gratuita como na emissão da primeira via. O solicitante deverá se dirigir ao Cartório de Registro Civil que emitiu a 1ª via da Certidão de Óbito e pagar uma taxa que varia dependendo o Estado da Federação. O interessado deverá apresentar documento de identidade com foto e pagar a taxa.
Caso não seja possível realizar o pedido diretamente no Cartório onde foi feito o registro, existem serviços disponíveis na internet para isso. Para saber mais acesso nosso artigo: Segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet.