4 formas para superar o luto e aceitar a morte

4 formas para superar o luto e aceitar a morte

Só quem já perdeu alguém querido sabe o quanto é difícil superar o luto e aceitar a morte. No início, tudo parece ser irremediável. A tristeza toma conta de tudo e nada parece fazer mais sentido. No entanto, o processo de aceitação deve entrar em sua vida em algum momento. Pode demorar dias, meses e até anos, mas esse retorno à normalidade precisa ser incorporado de verdade, para que a vida continue.

Para ajudá-lo, reunimos quatro formas de superar o luto e aceitar a morte. Veja!

1 – Aceitando o luto

A maioria das pessoas demora para processar uma morte recente. Algumas reagem com raiva, outras ficam anestesiadas por um bom tempo. É importante entender seus sentimentos e chorar o que tiver de chorar. Se preferir ficar sozinha por um tempo para colocar os pensamentos no lugar, vá em frente. Só não fique assim por muito tempo, pois esse recolhimento pode se transformar em tristeza profunda e até em depressão.

Se precisar de ajuda, procure uma terapia do luto. Essa ajuda especializada pode te ajudar a superar a morte e ainda alivia a dor. Afinal, cada pessoa sofre de maneira diferente. Entender isso é tarefa da psicóloga e da própria paciente, como um trabalho em dupla mesmo.

2 – Dando tempo tempo ao tempo

Pode até ser clichê, mas a justificativa do tempo ainda é muito pertinente no processo de superação do luto e aceitação da morte. Com o passar dos dias, passamos a aceitar melhor os acontecimentos, mesmo que pareça impossível a princípio.

É importante evitar comparações. Se você tem amigos ou familiares que lidam melhor com a dor, ótimo para eles. No entanto, não precisa se forçar ao extremo e fingir que está tudo bem quando ainda não está. Encare os seus sentimentos com honestidade, sempre de dentro para fora.

3 – Expressando os sentimentos

Ao dizer o que sentimos, toda dor e tristeza acumuladas dentro de nós perde a força, como se realmente dividíssemos o peso que carregamos internamente. Diga o que sente sem medo e, se precisar, chore em um ombro amigo e abrace forte. Esse carinho fará muito bem para você.

Agora é o momento de olhar para a frente e seguir com sua vida, mesmo imerso na ausência de quem você ama. E não se esqueça: o amor não acaba após a morte. Você pode e deve preservar todas as memórias daquela pessoa especial que já partiu. Com o tempo, só ficarão as boas lembranças, sem tristeza ou dor.

4 – Ficando próximo de quem você ama

A vontade de querer ficar sozinho pode ser intensa durante o luto. É realmente difícil encarar o mundo sem um ente querido ou ficar ao lado de outras pessoas que podem lembrá-la de alguma forma. Se ainda estiver difícil, fique tranquilo e vá aos poucos. Depois de um tempo, você conseguirá voltar a compartilhar os bons momentos ao lado da família e dos amigos. Essa socialização ajuda a superar a dor e a desvencilhar os pensamentos negativos.

Precisa de ajuda para planejar a compra de um jazigo e evitar problemas em situações delicadas? Fale com a gente!

1 comentário em “4 formas para superar o luto e aceitar a morte”

  1. Celso silvestre Muraca

    Minha amadacesposa partiu em dezembro de 2017 vai fazer 2 anos e meio mas fico sozinho o dia inteiro sinto muito sua ausência o que fazer? Não aguento mais obrigado

Comentários encerrados.

Pular para o conteúdo