Pode até parecer em um primeiro momento que esse assunto não é necessário. Afinal, se você está lendo esse texto agora e querendo ser um nômade digital, é bem provável que nem filhos você tenha ainda. Mas pare para pensar que responder essa pergunta significa conseguir resumir o que foi a sua vida.
Eu tenho certeza que você vai querer contar histórias interessantes, inesquecíveis e mostrar que conseguiu ter uma vida da forma que gostaria. E isso certamente deixará seus netos muito orgulhosos. Mas e se a sua vida não foi muito agradável, você não realizou seus sonhos e não buscou seus objetivos, o que você irá contar?
Estar velho e sentir um arrependimento por não ter lutado por seus objetivos e ido em busca dos seus sonhos deve ser uma sensação horrível. O problema é que depois quando você estiver com seus 80, 90 anos e se lembrar do seu passado, não tem mais volta. Ou você sentirá um grande orgulho por ter feito o que queria, ou ao menos tentado, ou se arrependerá, ficará triste e desanimado por não ter feito algumas coisas ou se arriscado em alguns momentos da vida.
E é impressionante como essa questão de pensar o que vai contar para os netos parece não ser importante para quem é novo. As pessoas acham que é besteira, que tem outros motivos para se preocupar, que não importa se estão em um emprego horrível. Pensam que é só uma fase e que mesmo sem ter a vida que sonharam, vão ter boas histórias para contar. Não sei que história boa para contar tem uma pessoa que foi infeliz a vida inteira.
Eu fiz algumas mudanças que me permitiram ter o estilo de vida que tenho hoje como nômade digital. Tudo está se ajustando aos poucos e eu ainda não sei como será o meu futuro. Mas de uma coisa eu tenho certeza e me orgulho desde que tomei essa decisão: eu vou ter boas histórias para contar aos meus netos. Esse pouco mais de um ano, contando planejamento e execução das mudanças na minha vida, já foi suficiente para eu ter várias situações que me deixarão orgulhoso para o resto da vida.
Mude o jogo. Ainda dá tempo
Eu sei que você pode estar em uma fase difícil, enfrentando dificuldades ou com medo de se arriscar para fazer o que realmente gostaria na sua vida. E te dou toda a certeza de que não é fácil dar o primeiro passo, que eu considero o mais importante. Mas nessa hora você deve pensar no assunto desse texto, que é o que vai querer contar para seus netos.
Você prefere contar que sempre foi infeliz no seu trabalho, que trabalhava somente para pagar as contas no final do mês, que não conseguiu viajar e conhecer lugares que gostaria de conhecer? Ou prefere falar que era um nômade digital, que viajava o mundo e trabalhava em qualquer lugar com o seu notebook, que ajudava as pessoas com seu trabalho e ao mesmo tempo conseguia conhecer lugares fantásticos e impressionantes e que acordava feliz para trabalhar?
Ou tem uma terceira opção, que não é a ideal, mas que também é de dar orgulho. Pode até ser que você tome decisões e enfrente desafios para fazer o que gosta e criar o trabalho dos seus sonhos e nem tudo saia como o planejado. Isso é possível, mas você só vai saber se tentar.
Quando for contar para o seu neto, você dirá com orgulho que estava infeliz e o que fez para mudar essa situação. Contará que não deu certo, mas ao menos tentou e se esforçou ao máximo para atingir seu objetivo. Assim você não sentirá arrependimento. O maior arrependimento é não ter ao menos tentado.
Fonte: Nômades Digitais